terça-feira, 28 de junho de 2011

Curso de (O Fruto do Espírito ) Parte 2/2

25 de julho de 2008
Fruto do espírito: Benignidade (amabilidade).

Jesus era amável ele expressava sua amabilidade.
Por exemplo: Se vai uma pessoa de carro numa avenida e o carro quebra geralmente as pessoas que vem atrás em vez de ajudar; xinga até a mãe da pessoa. (essas pessoas que fazem isso, elas não tem amabilidade.)
Colosenses 3,12- Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade.


AMABILIDADE é amor em ação. É uma questão de escolha temos que praticar. Temos que evitar, de fazer algumas coisas e fazermos outras. Só precisamos ficar espertos; para que ninguém não nos faça de bobo, abusando de nossa bondade.
Por que devemos ser amáveis?
Temos dois motivos.
1º Por que uma pessoa de coração amável é; uma pessoa mais parecida com Deus.
Efésios 2.8- por que pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.
2º E o fato de que queremos que os outros sejam amáveis conosco.
Mateus 7.12- Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.
Se você for rude com os outros, eles também vão ser com você.
Provérbios 11.17- O homem benigno faz bem a sua própria alma, mas o cruel perturba a sua própria carne.
Tudo o que o homem faz, ele acha que está certo mais Deus sonda os corações.
Provérbios 21.12- Prudentemente considera o justo a casa do ímpio, quando os ímpios são arrastados para o mal.


Seja sensível: A pessoa amada é sensível aos outros, ela tem consciência das necessidades dos que o cercam.
Filipenses 2.4- Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Jesus Cristo.


01 de agosto de 08
DE APOIO:
Edificar as pessoas em vez de acabar com elas; as palavras machucam, nós temos que pensarmos antes de falar.
Provérbios 18.21- A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.
Você pode destruir uma pessoa com o que diz, portanto dê lhe um apoio moral, incentive dê lhe ânimo para o bem estar da pessoa.
Os homens direito e mulheres direita estão sempre defendendo os outros e os maus estão sempre ofendendo os outros.


Provérbios 25.11- Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.
José do Egito era um homem que só proferia palavras amáveis e os seus irmãos por ciúme, pois ele era o mais querido do pai o vendeu como escravo. Mas com o tempo José ficou sendo o homem mais poderoso da época, ele teve depois de uns trinta anos a oportunidade de destruir os seus irmãos mais não o fez.
A vitória de José foi Deus quem deu.
A Bíblia diz que aquele que ganha uma alma sábio é; seja sábio.
Tenha empatia pelas as pessoas, apóie. Se tiver palavras para consolar console, se não tiver não fale nada, só fique perto apóie com ações com carinho.
João 11.35- Jesus chorou.
Romanos 12.15- Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.



Às vezes, um toque no ombro, um abraço, uma lágrima é o que uma pessoa precise.

Tito 3.4- Mas, quando apareceu a benignidade e caridade de Deus, nosso Salvador, para com os homens.
Jesus é a amabilidade de Deus, Jesus era mestre em ter empatia.
Se você quiser se parecer com Cristo; você será amável com os outros.

SEJA SINCERO: Uma pessoa amável é sincera.
Provérbios 27.6- Fiéis são as feridas feitas pelo que ama, mas os beijos do que aborrece são enganosos.


O verdadeiro amigo é franco e sincero ele às vezes lhe diz; você está errado, quando realmente você está errado.
Tiago 3.13- Quem dentre voz é sábio e inteligente? Mostre, pelo seu bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria.
Tiago 3.14- Mas, se tendes amarga inveja e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.

O médico lhe é sincero quando lhe diz; você precisa fazer uma cirurgia. Quando você realmente precisa fazer uma cirurgia.



O marido com a esposa e o pai com o filho sendo sincero uns com os outros.
Gálatas 2.11.12- E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível. Porque, antes da chegada da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram; se foi retirando e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão.

Às vezes nós temos que confrontar.


15 de agosto de 08
Seja espontâneo se quiser ser amado não espere ser convidado.
Gálatas 6.10-Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.
Tratando-se de amabilidade; só boas intenções não valem. O exemplo clássico nas escrituras é o bom Samaritano. Um homem estava caído no caminho que tinha sido espancado pelos ladrões, passou um sacerdote e nem se importou foi embora, pois ele não o conhecia e passou também um levita e também foi embora pois o problema não era dele, e passou um Samaritano e parou e cuidou do homem limpando suas feridas jogou em cima do seu cavalo e levou para ser cuidado e pagou o seu tratamento não se importando quanto lhe custara.


Amabilidade tem um preço, mas, o Samaritano não pensou no preço.
Existem várias desculpas para uma pessoa não ajudar a outra, tais como estou com pressa vou perder o ônibus, meu dinheiro é pouco só dá para mim, problema é dele etc... O maior inimigo da bondade é a falta de tempo, estamos sempre correndo, sempre apressado não podemos parar para fazer outras ações.
O ministério da Amabilidade é para todos.
Apenas a porta trancada é que pode deixar uma pessoa de fora da igreja. Temos que convidar as pessoas para vir para a igreja, ser amável com eles dando lhe atenção ensinando as coisas de Deus.
Faça uma lista de sete nomes de pessoas que você conhece e tente fazer uma boa ação na semana para pelo menos uma delas.


22 de agosto de 2008
6º fruto do espírito: A bondade.
Ter uma vida boa: Usamos muito, a palavra boa. Ex: Temos uma boa comida, tenha um bom dia, tenha uma boa viagem, etc...
A bíblia tem varias significações para a palavra boa.
O que significa ter uma vida boa; no Brasil significa ter uma boa alimentação, uma boa roupa, ter um bom cabeleireiro, um bom carro, uma boa casa, ou seja, ter uma boa aparência. Por que achamos que se sentir bem é ter uma vida boa, algumas pessoas acham que ter uma vida boa é ter bens materiais.


Na bíblia a palavra boa não nos diz que é ter boa aparência e nem ter bens materiais.
Em Gênises 1º nos diz que Deus criou a terra, o sol, as estrelas, a lua, os animais, e as demais coisas e viu que era bom, por que cumpriu o propósito e ficou bom. Aí Deus fez o homem para cuidar de tudo o que ele criou, mas, aí Deus viu que não tinha seguido o propósito pois o homem estava muito solitário e daí Deus fez com que o homem dormisse e Deus tirou uma de suas costela e criou a mulher para ser sua companheira e formassem uma família aí cumpria-se o propósito.
Deus nos fez para cumprir o seu propósito na terra, se cumprir o propósito de Deus daí a pessoa é boa.
Deus nos criou com um propósito quando cumprimos o propósito de Deus nós nos sentimos bem.
Efésios 2.10- Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
Por que devemos ser bom?
A recompensa: É uma auto-estima saudável você se sente bem, fica mais feliz porque você está fazendo o que Deus te preparou para fazer. Esta é uma sensação mais profunda, mais do que uma pessoa egoísta consegue fazer. A auto-estima permanece fazendo o bem como Deus sempre quis


O ímpio; nega a existência de Deus e se corrompe.
Salmo 53.1- Disse o néscio no seu coração não há Deus. Têm-se corrompido e têm cometido abominável iniqüidade; não há ninguém que faça o bem.
Deus olhou desde o céu para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um.
Romanos 3.10- Como está escrito não há um justo se quer.



Isaias 53.6- Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele à iniqüidade de nós todos.
Não há ninguém bom.
Marcos 10.18- E Jesus lhe disse: Porque me chamas bom? Ninguém há bom se não um, que é Deus.
Todos nós pecamos. Romanos 3.23- Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.
O homem não é naturalmente bom em tudo que faz, naturalmente é egoísta. Nós sempre queremos tudo para nós o que é bom, e nem procuremos pensar, nos outros.
Nós somos uma das gerações muito das mais bem informadas, muda-se tudo. Porque nós não mudamos continuamos egoísta. O resultado são nossas ações.


O homem não é bom não tem nada que se aproveita no homem. Não precisa ensinar os filhos a mentirem não precisa ensiná-los a serem egoísta. Por exemplo; se tem duas crianças e uma tem dois pirulitos e a outra não tem nenhum, o que tem dois não quer dividir com o outro que não tem nenhum.
O que acontecem com a gente é que na verdade nós conhecemos nossos corações e nunca queremos ser bom, sempre inventamos desculpas, tais, há se eu pudesse ajudar, há se eu fosse mais novo, há se eu tivesse tempo, há se eu ganhasse bem, há se eu fosse rico. etc...
Mesmo se queremos ser bom precisamos nos esforçar muito.
Jeremias 13.23- Pode o etíope mudar a sua pele ou o leopardo as sua manchas? Nesse caso também vós podereis fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal.
Precisamos muito mais que força de vontade para fazer o bem.
Paulo nos fala em romanos 7.15.20- Mas, irmãos, em parte vos escrevi mais ousadamente, como para vos trazer outra vez isto à memória, pela graça que por Deus me foi dada, que eu seja ministro de Jesus Cristo entre os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que seja agradável a oferta dos gentios, santificada pelo Espírito Santo.


De sorte que tenho glória em Jesus Cristo nas coisas que pertencem a Deus.
Porque não ousaria dizer coisa alguma, que Cristo por mim não tenha feito, para obediência dos gentios, por palavra e por obras; pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que, desde Jerusalém e arredores até ao ilírico, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo.
E desta maneira me esforcei por anunciar o evangelho, não onde Cristo houvera sido nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio, antes, como está escrito: Aqueles a quem não foi anunciado o verão, e os que não ouviram o entenderão.
Às vezes nós pensamos não sou como devia, mais sou melhor do que os outros. Nós sempre achamos que somos melhores do que os outros, sempre achamos que somos perfeitos.
Mas se colocarmos nos comparando com Jesus como padrão perfeito da verdade, aí nós vamos perceber o quanto nós somos falhos e cada vez mais nós precisamos de Jesus.



28 de agosto de 2008
Nossa bondade é um dom de Deus. Isaias 53.6- Todos nós andamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele á iniqüidade de nós todos.
Deus não nos salvou por causa de nossa bondade, mas por causa da sua própria bondade e da sua misericórdia.
Nossa bondade é um dom de Deus. “A misericórdia de Deus para conosco é um favor não merecido.”
Filipenses 2.13- Porque Deus é; o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.


A Bíblia chama de justificação; nós estamos salvos por causa do que Jesus fez por nós. Aceitando a Jesus ele nos faz renascer e nos dá mudança de caráter, Deus nos dá o desejo e o poder de fazer o que é certo, essa é uma das maneiras de você saber que é crente.
Primeiro somos recriados como pessoas boas e depois ganhamos a capacidade de fazer boas obras. As autoridades e o povo sabem que a igreja é um lugar dos melhores para recuperar uma pessoa. Deus opera de dentro para fora.
Romanos 3.23- Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.
2º coríntios 5.17- Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

 Deus nos transforma dando uma nova natureza semelhante à de Cristo.
Tenha convicções: (certeza). Desenvolva convicções. No que você acredita? Dizem que se você não acredita em nada você acaba aceitando tudo. Em que você acredita?
Hebreus 12.1e2- Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.
Salmo 34.7- O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.
Nada acontece com o crente se Deus não permitir.
1º Pedro 5.8- Sede, sóbrios; vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.
O anjo do Senhor está ao redor do crente e o inimigo está ao derredor esperando uma brecha para ele atacar.


A diferença em opinião e convicção. Opinião é algo que você é capaz de sofrer.
Convicção é ter certeza. Romanos 12.9- O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
Se você pensar na vida de Jesus; você vai saber que; bondade é defender o que é certo e não se conformar com que é errado.
Nós não podemos concordar com esse mundo, Jesus odiava o pecado mais amava os pecadores. Jesus enxergava que era o inimigo que se apoderava das pessoas e fazia com que as pessoas fizessem coisas erradas.


06 de setembro de 2008
O mal machuca o mal destrói. Bondade é defender o que certo e se opor com o que é errado, Jesus amava o pecador e odiava o pecado. Nós fazemos o oposto, amamos o pecado e odiamos o pecador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário