segunda-feira, 27 de junho de 2011

Curso de (O Fruto do Espírito ) Parte 1/2

04 de abril de 08
Curso de (O FRUTO DO ESPIRITO )
Gálatas 5.22-Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

INTRODUÇÃO; O FRUTO DO ESPÍRITO
Em contraste com a obra da carne, temos o modo de viver integro e honesto que a bíblia chama (O FRUTO DO ESPÍRITO). Esta maneira de viver se realiza no crente á medida que ele permite que o Espírito dirija e influencie sua vida de tal maneira que ele subjugue o poder do pecado, especialmente a obras da carne, e ande em comunhão com Deus.
Para mudar uma pessoa existem somente duas coisas; a palavra de Deus e o Espírito Santo. Deus fala conosco através da bíblia e nós falamos com Deus através da oração.
2º Timóteo 3.16-17 Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.
Romanos 8.5e9 – Porque os que são segundo a carne inclinam se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do espírito.
Vós, porém não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
Romanos 8.28 E todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto.


DEUS PODE CRIAR SITUAÇOES EM NOSSAS VIDAS PARA O NOSSO CRESCIMENTO.
Provérbios 20.30 Os vergões das feridas são a purificação dos maus, como também as pancadas que penetram até o mais íntimo do ventre.
Salmo 1.5 Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
Os pecadores que se refere este versículo são aqueles que vão para a igreja sempre e continuam tendo prazer em pecar fazendo a vontade do mundo.  (seja fazendo a vontade da carne). estes não permanecem na igreja.
Josué 1.8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás.
2º coríntios 6.4-6 Antes como ministros de Deus, tornando-nos recomendáveis em tudo; na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias, nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, na pureza, na ciência na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido.
Efésios 4.2e3 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.


11 de abril de 2008
Gálatas 5.22
O FRUTO DO ESPIRITO INCLUI: Caridade, Gozo, Paz, Longanimidade, Benignidade, Bondade, Fé, Mansidão, Temperança

Vejamos a seguir o fruto da (caridade, o Amor)
Torne uma pessoa mais amorosa.
Jesus foi o único que sempre demonstrou o Amor.
João 15.4.5 – Estai em mim, e eu, em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer.

1º coríntios 13.13 – Agora pois permanecem a fé, a esperança e a caridade, estas três; mas a maior destas é a caridade.



O que significa o amor?
O povo distorce o significado do Amor, colocando-se varias maneiras de dizer Amor.
O amor é controlável. Jesus Amou o mundo inteiro.
Jesus amava porque ele conhecia o outro lado da vida da pessoa, que é a vida espiritual.
Lucas 23.34 – E dizia Jesus: Pai perdoa lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.
A bíblia diz que Deus é o elo para todas as coisas.
Colossenses 3.14 – E, sobre tudo isto revesti -vos de caridade, que é o vínculo da perfeição.
Amor (questão de escolha. queremos ou não queremos)
Se for Amor por sentimentos não temos controle.
Temos que Amar com atos. (obra)
1º João 3.18 – Meus filhinhos não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.
Deus é maior do a sua consciência.
Romanos 8.1 – Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito.
Com demasiada freqüência só amamos com palavras e não com atos.
O Amor é pequenos atos, pequenas ações que vão demonstrar a sua vida. O Amor é
Mais do que palavras e mais do que sentimentos.
Os gregos davam quatro palavras para descrever diferentes tipos de Amor.
Stoght- Amor a feição natural.
Eros – Amor erótico (significa atração sexual.)
Philio ou philia – Afeição emotiva ou amizade.
Ágape – significa Amor incondicional, espontâneo ou sacrifícial. (Amar sem esperar ser amado.)
João 3.16 – Por que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.


18 de abril de 2008
Gálatas 5.22 Mas o fruto do espírito é o amor.
Cinco passos para aprender a amar.
Você acha que é possível amar alguém que não goste?
Deus coloca perto de nós sempre pessoas que são difíceis, detestável. Para que possamos aprender a amá-las, compreendê-las, entendê-las e aprender a conviver com elas, ás vezes não gostamos do jeito que a pessoa fala, ou se veste, ou como a pessoa age. Se pararmos, para fazer uma lista das pessoas que estão perto de nós, iremos encontrar varias pessoas que são difíceis. Mas são estas que devemos amar.
Jesus disse: nós não precisamos gostar de todas as pessoas, mais precisamos amar todas. Ou seja, um parente chato, um colega de trabalho, um vizinho insuportável ou um irmão da igreja que não seja muito simpático.
1º passo para aprender a amar: experimente o amor de Deus.
Antes de amar os outros, devemos sentir e compreender o profundo amor de Deus por nós. Temos que orar pedir misericórdia para Deus, para que ele possa nos ajudar instruindo-nos como devemos agir com essas pessoas, para que possamos compreendê-las.



Efésios 3.17e18 – para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração, a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
1º João 4019 nós o amamos porque ele nos amou primeiro.
Jesus morreu a 2000 anos atrás por amor a nós.
Uma pessoa não amada não consegue amar.
João 15.12 – O meu mandamento é este, que vos amei uns aos outros, assim como eu vos amei.
A dificuldade de superar o fracasso é o motivo de sempre estarmos esperando retorno, que alguém, faça alguma coisa por nós. Não precisamos ser visto pelos homens, Deus está nos vendo, seremos recompensados por Deus.
1º corintios 15.58 – Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
Amor ágape: você ama sem ser amado, sem esperar retorno.


2º passo – perdoe seus inimigos.
Para amar os outros temos que perdoar os que nos ofende. (perdoar é não guardar rancor.)
Colossenses 3.13 – Suportando- vos uns aos outros e perdoando- vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra o outro; assim como cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
É impossível amar alguém se tivermos intrigado com o outro. Amor tem que ser praticado.
Para começar sermos alguém hoje, temos que fechar as portas do passado. Perdoar é esquecer o assunto.
Perdoe aqueles que o magoou para o seu próprio bem e não porque ele merece. Faça para que o seu coração se cure. A pessoa, do seu passado não pode ficar te magoando no seu presente ao menos que você dê lugar para elas.


Hebreus 12.2 – olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus
Aconteça o que acontecer temos que olhar só para Jesus.

25 de abril de 08
Pense com ternura, pense com carinho. Não pense somente nos seu próprio interesse.
Filipenses 2.4e5 – Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.
A atitude nossa tem que ser igual aquela demonstrada por Jesus Cristo. É mais fácil compreender os outros quando nos colocamos no lugar delas, como se nós estivéssemos no lugar das pessoas, precisamos olhar além das suas falhas e sim das necessidades. Pessoas feridas ferem, são pessoas que precisam um pouco mais de ternura, carinho e amor. Quando uma pessoa não consegue amor de uma forma positiva ela tenta conseguir de uma forma negativa. De qualquer forma ela precisa ser vista.
Jesus chorou só quando lázaro estava morto. Jesus chorou foi pela família incrédula de lázaro.



João 11.35 – Jesus chorou. Chorar com os que choram e se alegrar com os que se alegram.
Haja em amor: amar alguém que você não gosta, é amar pela fé. Quem ama pela fé age para sentir um bom sentimento, se nós não tivermos fé não iremos conseguir amar uma pessoa que mata, rouba, prostitui. Se uma pessoa desta chega na igreja nós temos que amá-lo para que ele se sinta amado e se arrependa dos seus pecado e aceite a Jesus como seu salvador. Nós todos somos descendente de Adão e Eva e todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus e o salário do pecado é a morte. E todos que aceitarem a Jesus serão salvos, se realmente se arrepender dos seus pecados.
Agir com amor, é uma pessoa desistir de viver e nós tentarmos fazermos, ela voltar a ter o prazer de viver.
Se começarmos a agir com felicidade tornaremos mais felizes, temos que sermos espontâneo, sempre ajudar os outros.

Como agir com amor: Lucas 6.27e28 – Jesus dá a pista. Mas a vós, que ouvis, digo: amai a vossos inimigos, fazei bem ao que vos aborrecem, bendizei os que vos maldizem e orai pelos que vos caluniam.

Efésios 4.2 – ignorar os seus erros, com toda humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, procurando guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz.

Jesus ordena para fazer o bem, Jesus nos ensina a abençoar os que nos caluniam. Uma benção é falar uma palavra positiva a respeito desta pessoa para uma pessoa amiga dele para que ele comente com ela.
A pessoa tem que descobrir com o tempo, que você não é aquela pessoa que eles pensam. (nós temos que provar para elas quem nós somos.)
Jesus nos ordena a orar por aqueles que nos maltratam a pessoa vai ser abençoada e você também. Nós oramos e Deus faz a obra.


O amor é uma atitude. 1º coríntios 13.4à8. Todos os frutos se tornam em amor. A caridade é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa; a caridade não trata com leviandade, não se ensoberbece não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre tudo crê, tudo espera, tudo suporta. A caridade nunca falha; mas, havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá.

Espere o melhor dessa pessoa que você não goste ou ela não goste de você, mais tenha cuidado, antes de consumir alguma coisa que essa pessoa lhe dê. Ore para Deus abençoar.


02 de maio de 08

O ciúme exagerado é desconfiança, se você ama espere o melhor das pessoas.
Nós nunca podemos profetizar derrota para as pessoas que amamos.
Se sua vida estiver escondida em Jesus e em Deus você pode estar ou passar por qualquer perigo que você não vai morrer você só vai morrer na hora que Deus quiser.
Se você quiser mudar o seu casamento, os filhos os outros, trate as pessoas, qualquer que seja; trate-os como pessoas inteligentes.
Mateus 7.12 Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei- lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.


Tudo o que você quiser que os outros façam, faça você primeiro, as pessoas que não são crentes, elas não sabe o que é o amor, elas só conhece o amor Eros, que é o amor sexual.
Se nós quisermos mudança é nós que temos que fazer a diferença.
Experimente o poder divino da ressurreição.
Apocalipse 2, 4 e 5 – tenho, porém, contra ti que deixaste a tua primeira caridade.
Lembra- te, pois, de onde caíste, e arrepende- te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Jesus deixou três princípios; 1º passo- lembre- se aonde caíste.


2º passo- arrepender- se. Mudar a maneira de pensar. O arrependimento vai trazer uma transformação no seu coração para melhor, você vai mudar a sua visão em relação outras coisas.
3º passo- fazer as coisas que você fez no princípio, no inicio.
Não tenha muita esperança nos relacionamentos que não tenha Jesus Cristo.
O amor Divino ágape, nunca se esgota.
O seu relacionamento com Deus tem que ser bom. Que é relacionamento vertical.
Se o seu relacionamento com Deus não estiver bem, você não consegue ter um bom relacionamento com as pessoas, que é um relacionamento horizontal.
Temos que estar bem com Deus para estarmos bem com tudo e com todos.


09 de maio de 2008
Fruto do espírito, gozo, (alegria).
Como permanecer positivo num mundo negativo.
Filipenses 4 e 4 – Regozijai-vos, sempre, no Senhor, outra vez digo; regozijai-vos.
A felicidade depende do acontecimento, com uma noticia boa você fica feliz.
A alegria é diferente, é mais profundo é uma escolha, ela é conquistada no coração. Nós que escolhemos ser alegre ou triste. Não podemos colocar os acontecimentos do mundo em nossas mentes e ficarmos angustiado, isso nos traz tristezas.
Romanos 5 nos fornecem 3 motivos.
Temos que termos a alegria do Senhor.


A bíblia diz; chorar com os que choram e alegrar com os que se alegram, para que possamos fazer as pessoas mais alegres.
Os cristãos são as pessoas mais esperançosas do mundo.
1º motivo tem esperança.
2º Deus tem um propósito.
3º O que exatamente o nosso sofrimento produz.
Esperança- Romanos 5.1e2 – Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
A verdadeira felicidade é impossível sem esperança.
Romanos 12.12 – alegrai- vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.
Alegre- se na esperança, você tem que sonhar na vida, ter objetivos, alegrar mesmo em situações difíceis.
Romanos 4.20 – e não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória Deus.


30 de maio 2008

Deus tem um propósito- Romanos 5.3. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência.
Você esta com problemas? Você está com tribulação?
Nós regozijamos nos problemas porque Deus está presente. Por isso nós alegramos é promessa de Deus estar conosco todos os dias, nós temos a companhia da felicidade conosco todos os dias, que é Jesus.
Se nós sofremos hoje, é porque lá na frente nós teremos que termos experiência para podermos pregar o Evangélho de Jesus Cristo.


Romanos 5.4- Paulo nos diz sobre caráter. Quem tem caráter é uma pessoa que todo mundo confia.
5.4- e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança.
- e a experiência resulta numa esperança madura que não decepciona.
Se você é crente nada acontece na sua vida por acaso, tudo tem um propósito de Deus.
Matheus 28.20- ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém!


Thiago 1.1e2 Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações, sabendo que a prova da nossa fé produz a paciência.
Os problemas na sua vida; tem efeito de adquirir maturidade.
Romanos 5e11- Paulo nos relaciona o 3º motivo para estarmos alegre.
5e11- E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.
Como crente estamos reconciliados com Deus e seu filho Jesus Cristo, e então somos amigos.
Isaias 43e2 Quando passares pelas águas, estarei contigo, e, quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.
O crente não fica oprimido, porque ele tem o espírito Santo, tem Jesus, e tem Deus e nada poderá destruí-lo nem o inimigo tem poder suficiente para destruí-lo. Porque Jesus está com o crente.


Amós 3.7 – Certamente o Senhor Jeová não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.
Quem confia em Deus não tem medo, porque confia em Deus. (ter medo é não ter confiança em Deus).   

06 de junho de 08

A alegria: é como um músculo precisa ser exercitado.
Temos 4 exercícios para desenvolver alegria interior, faça esses exercícios por 6 semanas consecutivas para que se torne um hábito.
1º exercício: desenvolver a atitude da gratidão.
1º tessalonissenses 5.18: em tudo daí graças, e não ser grato por todas as coisas. Ex: se gloriar das coisas ruins que acontece com os outros.
Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
A gratidão é a emoção mais saudável na vida.
Salmo 28.7 o senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei.


2º cultive a alegria interior com doação.
Atos 20.35 tenho vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: mais bem aventurada coisa é dar do que receber.
2º coríntios 9.7 cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama o que dá com alegria.

3º è por meio de serviço: ajude as pessoas que estão precisando de uma ajuda, em qualquer sentido na vida.
Efésios 6.7e8 servindo de boa vontade como ao Senhor e não como os homens, sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre.
As pessoas mais felizes em geral estão sempre ocupadas ajudando os outros e não tem tempo nem para saber se são felizes.


4º praticar a atitude de sempre falar do evangélho de Jesus Cristo.
2º Timóteo 4.1à5 Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda longanimidade e doutrina.
Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.


HOMOSSEXUALISMO: romanos 1.26e27 Pelo que Deus abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário a natureza.
E, semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.  



20 de junho de 08
Fruto do espírito, Paz: O mundo está vivendo um momento estressante. Á três mil anos Salomão escreveu em Provérbio 14.30- O coração com saúde, (paz), é a vida da carne, (corpo) mas a inveja é a podridão dos ossos.
A Bíblia nos dá remédio para o estresse.
1º romanos 5.1- Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo.
2º colossense 3.15- E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.


3º romanos 12.18- Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
Precisamos desesperadamente de Paz com Deus e paz de Deus e paz com os homens.
Compreenda a paz de Deus.
João 14.27- Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
Só quem tem Jesus no coração tem a paz na vida.
Observe o que Jesus disse: deixo-vos a paz. A sua paz ele nos deu de presente.
A paz que o mundo dá é passageira não tem raiz, é mediante circunstância.
A paz de Deus não é mediante circunstância, é o tempo integral, o tempo todo.


Mas nós temos cinco segredos para alcançar a paz de Deus.
1º Obedeça: os princípios que Deus traçou para nós.
Salmo 119.165- Muita paz tem os que amam a sua lei, (bíblia) e para eles não há tropeço.
Salmo 165.167- A minha alma tem observado os teus testemunhos; amo-os extremamente.
A bíblia é o manual da vida do cristão. Se ele não obedecer, os princípios bíblicos; não terá a paz de Deus.
2º Receber o perdão de Deus. (libertação do castigo).
Quando sentimos culpados, é porque não estamos livres do passado.
Miquéias 7.19- Tornará a piedar-se de nós, subjugará as nossas iniqüidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.
Deus tem prazer em perdoar, faz parte da sua divindade.



04 de julho 2008
Fruto do espírito, longanimidade, (Paciência).
Efésios 4.2- com toda humildade e mansidão, com paciência, suportando-vos uns aos outros em amor.
2 Timóteo 3.10- tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção e fé, longanimidade, caridade, paciência,perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou.
Provérbios 16,32- Melhor é o longânimo, (paciente) do que o valente, e o que governa o seu espírito do que o que toma uma cidade.
Teste de paciência:
1º Interrupções: Mateus 19.13.14- Trouxeram-lhe, então, algumas crianças, para que lhes impusesse as mãos e orasse; mas os discípulos os repreendiam.
Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos e não os estorveis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus.


2º transtornos: nós queremos tudo na hora, não gostamos de esperar.
Lucas 10.40- Mulher sem paciência.
Marta, porém, andava distraída em muitos serviços e, aproximando-se, disse: Senhor, não te importas que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe, pois, que me ajude.
3º Irritações: Congestionamento de trânsito, filas longas, telefonemas, condução atrasada, chaves fora do lugar, banheiros ocupados, vizinhos barulhento. Algumas dessas irritações são controláveis, mais na maioria não são e precisam de paciência.


Moisés era considerado o homem mais manso da Bíblia, e ficou irritado com os israelitas, por isso bateu o seu cajado na rocha e em conseqüência disso Deus não deixou Moisés entrar em Canaã.
números 20.10.11- E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes: porventura, tiraremos água desta rocha para vós?
Então, Moisés levantou a sua mão e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saíram muitas águas; e bebeu a congregação e os seus animais.
Geralmente, as irritações, são provocadas por outra pessoa.
A Ostra irritada com o grão de areia ela transforma a areia em pérola.
Assim as coisas ou pessoas que te irritam podem se tornarem valiosas para você.
Jó 14.14- Morrendo o homem, porventura, tornará a viver? Todos os dias de meu combate esperaria, até que viesse a minha mudança.
Jó é considerado na bíblia como o homem mais paciente.
A bíblia diz quem se apressa erra o caminho.
Provérbios 19.2- Assim também ficar a alma sem conhecimento não é bom; e o que se apressa com seus pés, peca. (erra).


Os médicos concordam que a maioria das pessoas que morrem do coração, 90% delas morrem por causa da doença da pressa.
Precisamos a aprendermos a nos controlarmos. Depois que as coisas ruins aconteceram não tem mais jeito, temos que termos paciência para sabermos lidar com as situações da melhor maneira possível, para que no final esteja tudo resolvido.

Desenvolva uma nova paciência. (desenvolva uma nova perspectiva, uma nova visão)
A paciência começa pela maneira que se tem de encarar as coisas. Precisamos mudar essa maneira.
O maior problema é o egoísmo, porque nós só nos enxergamos, temos que passarmos a pensar, nos outros, não há nada melhor para reduzir os conflitos.
Provérbios 9.12- Se fores sábio, para ti sábio serás; e, se fores escarnecedor, tu só o suportarás.



11 de julho de 08
Provérbios 11.30- O fruto do justo é a árvore de vida, e o que ganha almas sábio é.
Sabedoria: é ver a vida sobre a perspectiva de Deus, (ver sobre o ponto de vista de Deus.)
1º reconhecer que somos apenas ser humano; não somos Deus. (Deus sabe disso).
Não conseguimos fazer nada sozinho, precisamos de Deus para controlar-nos.
2º Na verdade ninguém é perfeito, por isso não posso ficar aborrecido se alguém me decepcionar. Nós queremos a perfeição dos outros, mas nós também não somos perfeitos.
3º Deus está no controle, ele usa situações; irritações e os problemas que surge na vida, para realizar os seus propósitos.
Provérbio 20.24- Os passos do homem são dirigidos pelo o Senhor; o homem, pois, como entenderá o seu caminho?
Às vezes Deus coloca pessoas irritantes ao seu lado, com propósito de lhe ensinar alguma coisa.


Deus compara paciência com maturidade. Provérbios 14.29- O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura.
As crianças em geral são muito impacientes, elas não sabem diferenciar a palavra não com a palavra ainda não.
Os bebezinhos quando não tem imediatamente o que eles desejam ficam irritados, choram muito até que conseguem o que desejam. (eles são os mais impacientes.)
Na igreja os mais impacientes são; quem tem cargo de ministério tais como pastores, Presbíteros, diáconos. etc..., querem sempre ser os primeiros nos eventos.


A maturidade faz saber esperar a recompensa.
Josué e Calebre tiveram promessa de herdar a terra que visse e pisasse e batalharam com paciência durante 45 anos e adquiriram a terra que Deus prometera.
O céu é para nós, e para quem aceitar a Jesus.
O inferno é para o diabo e seus anjos.
Tenha senso de humor. Aprenda a ser feliz, aprenda a rir das circunstâncias, aprenda a rir de si mesmo.
Provérbios 14.30- O coração com saúde é a vida da carne, mas a inveja é a podridão dos ossos.
O humor é um solvente da tensão, é um antídoto sem efeito colateral. O riso é um amortecedor para o choque da vida.


Aprenda a rir se você rir por uma determinada coisa, você vai aprender com ela.
Salmo 2.4- Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles.
Provérbios 17.22- O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido virá a secar os ossos.
Todos nós precisamos ser bem alegres.
Gênises 6.8- Noé, porém achou graças aos olhos do Senhor. (Deus tem senso de humor)


18 de julho de 08
Aprofunda o seu amor: o amor é paciente.
1º coríntios 13.4- A caridade é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa; a caridade não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Quando está cheio de amor nada consegui provocar a sua ira, mais quando está cheio de raiva qualquer coisa causa ira.
Efésios 4.2- com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor.


Aprenda a louvar a Deus pela vida das pessoas que lhes irritam.
Dependa do Senhor. Paciência é de Deus.
Se dependermos; do Senhor; certas situações indesejáveis, que porventura vier-nos acontecer, iremos conseguir lidar com elas e nos sairmos bem.
Ter paciência é ter fé em Deus. Em certas situações temos que perguntar para Deus o que é que ele quer que aprendamos com certas situações.
Noé esperou 120 anos para ver a chuva. Abraão esperou 100 anos para ter um filho, Moisés esperou 40 anos para atravessar o deserto, todos do velho testamento aguardavam o messias, os discípulos do novo testamento aguardavam o batismo com o espírito santo.
A bíblia nos relata que tudo é na espera, tudo é pela fé.


Hebreus 11.1- Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem. Porque pela fé os antigos alcançaram testemunho.
O fato de impaciência para nós é quando nós estamos com pressa mais Deus não está.
Quando pedimos a Deus que nos solucione um problema; um emprego, uma cura, um problema com vizinho, com um parente, com a vinda de Jesus. etc...
Quanto tempo, podemos esperar?
  Isto é questão de fé, Lázaro era um bom amigo de Jesus.
Mais um dia ficou doente e Maria mandou chamar Jesus.
João 11.3- Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas. Ouvindo, pois, que estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde estava.  
Quando Jesus veio Lázaro já estava morto quatro dias, mas Jesus chamou; Lázaro sai para fora e Lázaro saiu com vida.

Jesus sabia que não estava atrasado, pois Jesus é perfeito ele nunca está atrasado ele sempre chega na hora certa, Pode ser que ele não obedeça a nossa agenda e sim a agenda dele. Deus quer; que nós confiamos nele.
 Salmo 37.7- Descansa no Senhor e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.
A paciência faz parte do caráter de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário