sábado, 22 de outubro de 2011

Como passar pelas tempestades da vida

Como passar pelas tempestades da vida
Referência: Atos 27.9 e 28.1-10
INTRODUÇÃO
1. Nós escolhemos o destino da nossa viagem, não a maneira de chegar lá
• O coração do homem faz planos, mas do Senhor vem a resposta certa.
• O sonho de Paulo era ir a Roma: mas ele chega em Roma preso, depois de um naufrágio, depois de tudo perder.
• Muitas vezes nós planejamos uma coisa e elas acontecem de forma totalmente diferente de como as planejamos.
2. A nossa vida é como uma viagem, às vezes, tempestuosa
• Essa viagem de Paulo a Roma não é uma alegoria, mas uma dramática realidade com muitas lições oportunas.





3. Mesmo quando estamos fazendo a vontade de Deus e a nossa vontade encontramos ainda tempestades pela frente
• O sonho de Paulo era ir a Roma e dali à Espanha (Rm 1:14-16; 15:28).
• Deus disse para Paulo que queria que ele desse testemunho também em Roma (At 23:11).
• Mas a viagem para Roma foi muito tempestuosa. Quando estivermos passando por tempestades, Deus estará nos guiando. Deus enxerga no escuro. O navio pode estar fora do nosso controle, mas não fora do controle de Deus. Podemos chegar como náufragos em uma ilha, tendo apenas a vida como despojo, mas Deus ainda estará nos guiando para realizarmos seus soberanos propósitos (At 27:26).

I. NAS TEMPESTADES DA VIDA PRECISAMOS ESTAR ATENTOS AOS SINAIS DE DEUS – 27:9-20
1. A advertência – v. 10
• Eles não ouviram o conselho de Paulo e logo veio um tufão e tirou o navio da mão deles. Meu irmão aprenda a ler as placas do caminho. Aprenda a discernir os sinais que Deus está lhe dando. Quando não prestamos atenção nas placas e nas sinalizações da vida podemos naufragar ou cair num abismo. Seu filho chega às 3 horas da madrugada em casa. Isso é um sinal. Seu marido não conversa mais com você. Isso é um sinal. Preste atenção nos sinais. Você passa mais tempo na frente da novela do que estudando a Palavra de Deus. Isso é um sinal.
2. O descrédito – v. 11
• A Bíblia diz: “Mas o centurião dava mais crédito ao piloto e ao mestre do navio do que ao que Paulo dizia” (v. 11). Na viagem da vida precisamos buscar conselho e orientação daqueles que andam com Deus. Quem despreza os conselhos daqueles que andam com Deus sofrem grandes danos. Quantos filhos que choram porque não ouviram o conselho dos pais no namoro. Quantas pessoas que hoje estão completamente perdidas porque não ouviram o conselho da igreja, do pastor.

3. A voz da maioria nem sempre é a voz de Deus – v. 12
• A maioria deles era de opinião que partissem e não ouvissem o conselho de Paulo. A maioria nem sempre está com a razão. A maioria nem sempre discerne a vontade de Deus. Seguir a cabeça da maioria pode nos colocar em grandes encrencas. Muitos jovens vão para uma boate porque a maioria dos colegas de classe vão. Muitos jovens se enfiam nas drogas, porque a maioria dos adolescentes experimentam. Cuidado com a maioria!



4. Quem não escuta conselho, escuta coitado – v. 13-20
a) A aparente segurança (v. 13) – O vento brando faz muita gente confundir as circunstâncias da vida. Por um momento parecia que Paulo estava errado e a maioria certa.
b) O perigo (v. 14) – Depois do vento brando chegou um tufão. A crise chega. O mar se revolta. A vida se transtorna.
c) A impotência (v. 15) – O navio já não estava mais no controle deles. As coisas fugiram do controle. A vida fica de ponta-cabeça.
d) O prejuízo (v. 18,19) – Precisaram aliviar o navio e jogar seus bens fora para salvar a vida. Houve um grande prejuízo e perdas financeiras.
e) A desesperança (v. 20) – “dissipou-se, afinal, toda esperança de salvamento”. Talvez você está assim, sem nenhuma esperança. Você no final da linha. Está nocauteado, está pronto a jogar a toalha e a desistir do seu casamento, da sua vida.

II. NAS TEMPESTADES DA VIDA PRECISAMOS NOS POSICIONAR COMO ENCORAJADORES – 27:21-44
1. Na tempestade Paulo encaminha as pessoas para a vida – v. 21,22
• Quando toda a esperança se dissipou , Paulo se posicionou como ajente da vida. Ele não ficou dizendo: eu avisei, bem feito! Agora estamos perdidos. Agora vamos morrer todos. Agora vocês se virem.
• Paulo procurou uma alternativa para mudar a crise. Irmão, na tempestade não procure culpados, procure solução. Todo problema traz uma semente de vitória!
2. Na tempestade abandone o medo – v. 22
• No fragor da tempestade, quando todos estavam desesperados, Paulo disse: “Já agora vos aconselho bom ânimo”. Paulo está tomado de fé. O medo é inimigo da fé. O medo só aumenta a sensação de perigo e drena suas forças e embaça os seus olhos.
3. Na tempestade você tem a visita do anjo do Senhor – v. 23-26
• Quando agente entra em luta, precisamos entender que Deus é Emanuel, que ele não vai embora. Paulo, não temas!… Portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito”.
• O Senhor vem ao nosso encontro ainda que na quarta-vigilia da noite.
• O Senhor vem andando sobre as águas. O que nos ameaça e está fora do nosso controle, está literalmente debaixo dos seus pés.
4. Na tempestade precisamos lançar as nossas âncoras – v. 29
• Na hora das nossas lutas, precisamos lançar as nossas âncoras. Eles lançaram quatro âncoras.
a) Precisamos lançar a âncora da fé – Na tempestade, creia que Deus está no controle. Ele ainda não completou a obra na sua vida. O último capítulo da sua vida ainda não foi
b) Precisamos lançar a âncora da adoração – Uma coisa é lançar a âncora da adoração quando tudo dá certo, outra é adorar quando tudo parece errado. Abraão empurrou o carrinho de bebê quando não havia bebê. Mas ele creu e esperou contra a esperança.
c) Precisamos lançar a âncora da oração (v. 29) – Eles começaram a orar para o dia romper. Ore para o seu dia romper. Ore para que a luz chegue. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. No verso 39 amanheceu. E eles chegaram a uma ilha. Eles perderam tudo, mas se agarraram à vida como o maior patrimônio. Deus nos leva para onde nós nunca esperamos.
d) Precisamos lançar a âncora da certeza (v. 26) – Paulo disse é necessário. Tem coisa que é necessário. Era necessário dar a uma ilha (v. 26). É necessário passar pela tempestade. Esse necessário de Deus levou Paulo para uma ilha como sobrevivente, como náufrago, sem nada. Às vezes, as pessoas pensam que vamos sair da tempestade com o bolso cheio de dinheiro, com carro na garagem. Mas Paulo saiu dessa tempestade só com a vida e é a partir daí que Deus vai recomeçar um novo projeto!
III. NAS TEMPESTADES DA VIDA PRECISAMOS SER AQUECIDOS – 28:1-6
1. Paulo se aproxima da fogueira – v. 1,2
• Quando chegam na Ilha de Malta está chovendo e fazendo frio (v. 2) e os bárbaros malteses tratam aqueles tripulantes e 276 prisioneiros com singular humanidade, acendendo uma fogueira para eles.
• A primeira coisa que fizeram em terra foi acender uma fogueira. Precisamos nos aproximar daquilo que vai nos aquecer. Aproxime-se de uma fogueira. Procure gente que ore mais do que você. O calor da vida deles vai aquecer você. Ajude os que estão caídos a levantarem.
2. Paulo cata gravetos para aquecer a fogueira– v. 3
• Todo mundo está ao redor da fogueira, só pensando em si, mas Paulo está buscando à volta graveto para jogar na fogueira. Paulo diz: eu vou ajudar. Eu vou arranjar mais combustível para esse fogo.

• Cate os gravetos para aquecer o seu casamento. Faça um elogio ao seu cônjuge. Compre um presente. Abra o bolso. Faça uma surpresa. Passe um perfume.
3. Paulo é mordido por uma víbora – v. 3
4. Paulo sacode a víbora no fogo – v. 3
• Paulo balançou a mão e jogou a víbora no fogo. Ele tirou o veneno da sua vida. Tem gente que é como víbora joga veneno em você e rotula você: é assassino, é mentiroso, é mau caráter. Tem gente que só puxa para trás e diz: Isso não vai dar certo. Esse namoro não vai dar certo. Seu casamento é uma porcaria. Sua família não presta. Essa igreja não vai prá frente. Irmão sacode esse veneno! Deus vai restaurar e honrar você.
IV. NAS TEMPESTADES DA VIDA PRECISAMOS SER ENCORAJADOS PELAS PROMESSAS DE DEUS – 28:4-10
1. Deus vai levantar gente inesperadamente para ajudar você – v. 2
• Irmão Deus pode levantar os bárbaros, os ímpios, seus parentes, gente de longe para abençoar você, para ajudar você na sua crise.
2. Nessa luta que você está nenhum mal vai lhe acontecer – v. 6
• “Mas eles esperavam que ele viesse a inchar ou a cair morto de repente”. Talvez tem gente torcendo para você inchar, para você cair. Tem gente dizendo: Deus leva ele. Mas nessa luta que você está, nenhum mal lhe sucederá, nenhum mal vai lhe acontecer. Você vai sair dessa tempestade vitorioso. Ninguém pode arrebatar você das mãos de Jesus!
3. As pessoas terão de mudar o seu parecer a seu respeito – v. 6
• As mesmas pessoas que disseram que Paulo era assassino, mudaram de parecer acerca dele. Você hoje é nova criatura. Aquele velho homem morreu. Agora você nasceu de novo.
• Ande com Deus. Cuide do seu caráter e Deus cuidará da sua reputação.
4. A ilha do seu naufrágio pode ser o lugar da sua oportunidade – v. 10
• Paulo chegou em Malta como prisioneiro, náufrago, depois de perder tudo. Mas ele ora pelo pai de Púbio, o homem principal da ilha e ele é curado (v. 8). À vista disso, os demais enfermos da ilha vieram e foram curados (v. 9). Então, abastecem a Paulo de tudo o que ele precisava para sua viagem a Roma.
• Um milagre de Deus está a caminho na sua direção. O que é dificuldade para você é oportunidade para Deus. Glorifique a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário